quinta-feira, 16 de abril de 2009

Boas notícias para todos aqueles que se preocupam com o MEIO AMBIENTE!

Gasolina a partir de sacos plásticos reciclados é possível
Cientistas russos da Universidade Medelevev, em Moscovo, desenvolveram uma técnica de reciclagem que permite a produção de um litro de gasolina, a partir de 1 quilo de sacos de plástico reciclado. É que o plástico e a gasolina são derivados do petróleo.

O semanário Sol diz ainda que vários esforços estão a ser feitos, inclusivamente alguns em fase de comercialização, tendo em vista a reciclagem de subprodutos do petróleo, mas este é o primeiro que gera gasolina pura.

A tecnologia desenvolvida é baseada no tratamento termal catalisado de materiais poliméricos. Os rejeitos plásticos devem ser simplesmente moídos e derretidos, sem necessidade de lavagem. A seguir é adicionado o catalisador em pó e a mistura é exposta à destruição termal, o que acontece numa espécie de «panela de pressão», com temperatura e pressão definidas.

Para cada litro de gasolina produzido, o processo gera ainda uma pequena quantidade de uma substância viscosa parecida com o piche. Como é inflamável, esse rejeito também pode ser reaproveitado.

Ainda segundo o mesmo jornal, os investigadores não divulgaram detalhes sobre a composição do catalisador, já que é nele que se encontra o «segredo» da descoberta que está a ser patenteada.
Um protótipo do sistema já está em funcionamento contínuo no laboratório da Universidade.

(http://www.gazetapublica2.blogspot.com/)




Postado por Sónia

Sem comentários:

Enviar um comentário