terça-feira, 7 de abril de 2009

Reciclar



A importância de Reciclar

A reciclagem é uma forma de dar valor aos resíduos, na qual se recuperam diferentes materiais que, aparentemente, já não possuem valor, mas que podem ser integrados noutros processo de fabrico, dando origem a novos produtos ou a produtos idênticos aos iniciais.
É um processo extraordinariamente importante, a nível ambiental na medida em que contribui para a redução do consumo de matérias-primas, água e energia, assim como a redução da poluição e da quantidade de resíduos a depositar no Aterro Sanitário.
Todos os dias nós produzimos uma grande quantidade de lixo, muito desse lixo pode ser reaproveitado, isto é, reciclado.
A reciclagem é muito importante, pois permite:
> a reutilização de vidro, papel e metal (do velho se faz novo – Ciclo interminável);
> reduzir a quantidade de lixo a depositar em aterros – nós produzimos muito lixo. Temos que ter uma atitude que permita reduzir essa quantidade excessiva de lixo que causa graves problemas de poluição nos rios, nos oceanos, nos solos e o no ar;
> diminuir o consumo de matérias-primas;
> diminuir o consumo de energia;
> a preservação do ambiente.


Importância de consciencializar para a reciclagem desde a infância

Porque é mais fácil aprender algo quando se é criança do que em adulto, cheio de vícios e dúvidas. A criança é muito mais tolerante e flexível. Aprende com muito mais facilidade e realiza o que aprendeu com muito mais eficiência.
A educação e sensibilização das crianças é um passo muito importante, porque afinal são elas os adultos de amanhã e quem irá herdar este planeta. É importante que saibam quais são os riscos da situação actual e também como cidadãos conscientes podem contribuir para um planeta com condições de vida melhor.
A consciencialização e a prática constante da educação ambiental desde a infância torna as crianças muito mais responsáveis e participantes na sociedade.
Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, podemos passar para para as crianças. Somente assim elas crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, a educação ambiental inclui aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento do mundo, nomeadamente as ciências sociais e da natureza, biologia, física, história, geografia.

Postado por Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário