segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Mundial Da Meteorologia

Hoje, dia 23 de Março, comemora-se o Dia Mundial da Meteorologia.

A primeira reunião mundial sobre meteorologia realizou-se a 23 de Março de 1950 e foi a partir dessa data que se começou a celebrar o Dia Mundial da Meteorologia .

A Meteorologia é a ciência que se dedica ao estudo dos processos que ocorrem na atmosfera terrestre, principalmente na camada mais próxima da superfície com aproximadamente 20 km de espessura. É nessa camada que ocorre a maioria das actividades humanas, e, é aí que podem ser sentidos os efeitos que as condições atmosféricas exercem no desenrolar dessas actividades. Dessa constatação surgiu a necessidade de se conhecer melhor os processos que causam a evolução das condições do tempo.

Este dia lembra-nos da nossa dependência em relação ao equilíbrio natural e à estabilidade climática. Actualmente existe uma grande controvérsia em relação ao estado do clima. No entanto, as evidências sugerem que a temperatura global estará a aumentar como resultado das actividades industriais humanas, que levaram ao aumento considerável dos gases causadores do efeito de estufa.

Postado por Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário