sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Importância da Música no Desenvolvimento da Criança





Tendo em conta que uma das áreas a desenvolver no nosso Projecto é a área Musical considero pertinente reflectir sobre a importância que esta assume na vida da criança.
Assim sendo, posto este texto que demonstra a relevância da música no desenvolvimento da criança.


" A importância da Música no Desenvolvimento da Criança"


A música descobre-se nos sons pela sua identificação e análise. Classificá-los e analisá-los leva o indivíduo a produzi-los de acordo com modelos propostos, ou a identificá-los a partir de fontes diversas.
A educação musical deve acompanhar a criança em todo o seu processo de crescimento, desde o Jardim-de-infância até níveis de educação superior adaptando-se, em cada momento às suas capacidades e interesses. Numa primeira fase a criança apreende a escutar, a dar nome ao que vê e ouve, relacionando e organizando sons e experiências. É através dos primeiros jogos de emissão, recepção de sinais que se chega a linguagem.
Utilizando todos os elementos que lhe foram ensinados a criança é capaz de exprimir e de receber mensagens literárias e musicais, vivendo a música antes de aprender quaisquer as regras da leitura e da escrita
A criatividade, a exploração e o desenvolvimento das capacidades musicais de memorização e de interpretação são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor, devendo assim a criança construir os seus próprios instrumentos musicais.


Segundo a Enciclopédia de Educação Infantil, “De qualquer forma, o que importa é que a criança manipule, utilize musicalmente bastante instrumentos, que estes variem, e, além disso, que sejam usados de formas muito diversas. Desta forma, enriquecem-se ao máximo as possibilidades educativas dos instrumentos musicais. Por exemplo: A utilização de macetas, baquetas, pauzinhos ou outro objecto para percutir, proporciona muitas oportunidades para a motricidade da criança; a psicomotricidade fina vê-se reforçada por todos os instrumentos que se percutem com os dedos, pandeiretas, castanholas. (…) O educador tem aqui um campo imenso para exercitar as crianças na observação e obtenção de efeitos variadíssimos. Quando a canção se dança ou se dramatiza, a maior parte dos movimentos e gestos provocados pelo uso de instrumentos, naturais ou musicais, não só se pode incorporar ao jogo, mas também pode favorecê-lo.” (Volume VI 1997:1387-1388)



Extraido do site http://jfsr.blogs.sapo.pt/3839.html


Será que todos nós ja sabiamos que o desenvolvimento musical é de facto tão enriquecedor para a criança? Vale apena pensar nisto não acham?

Postado por Labella

1 comentário:

  1. Sinceramente nunca pensei que a música fosse tao importante no desenvolvimento da criança!Parabens pelo blog!!

    ResponderEliminar