sábado, 28 de fevereiro de 2009

Workshops

QUADRO DE REALIZAÇÃO
16 de Janeiro de 2009 – 10:00

Workshop 1: A criança e a Reciclagem
Este workshop teve o objectivo de mostrar à criança como respeitar o ambiente de uma forma agradável e divertida através da reutilização de material de desperdício, nomeadamente pacotes de leite.
A Reciclagem quase poderia ser definida como: o lixo que foi tirado do lixo e se transformou em arte. Reciclagem consiste na transformação de objectos aparentemente sem utilidade ou obsoletos em algo original, criativo e útil.
Reciclagem é, como em toda a arte:
A imaginação em movimento, portanto, sem limites.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

EXPRESSÃO PLÁSTICA

A expressão plástica pretende dar lvre iniciativa à criança na "arte" de representar e comunicar.
A expressão plástica é um dos modos mais característicos que a criança tem de observar e manipular a matéria de forma criativa, como também, de comunicar ao exterior a sua visão particular do meio, a sua aquisição permanente de noções e a necessidade de compartilhar com os outros o seu estado emocional.
A Expressão Plástica na educação de uma criança, visa essencialmente potenciar a sua componente sensorial e cognitiva, e ampliar as suas estruturas de referência relativamente ao seu conceito de arte.

Postado por Mar

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dominó Ecológico



De acordo com Gaudiano, “É aconselhável intensificar nos currículos de todos os níveis de educação as diferentes matérias que estejam vinculadas a assuntos referentes à protecção ambiental e ecológica." (2005:60)
Assim sendo, também na educação pré-escolar é relevante sensibilizar a criança para a preservação do meio ambiente.
Deste modo, na sala dos 5 anos B realizamos um dominó ecológico, sendo que as crianças realizaram individualmente uma peça do jogo e nesta coloriram o ecoponto e ainda um objecto que devesse ser colocado lá (ver a imagem acima).
Além desta actividade, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir uma história sobre esta temática, mais especificamente "Histórias de encantar e aprender a reciclar".
Os interessados em obter esta história podem consultar o link abaixo, saliento desde já que estas histórias são uma ferramenta pedagógica que permite promover na criança a educaçao ambiental!
http://www.scribd.com/doc/7672786/Historias-de-Encantar-e-Reciclar

Bibliografia

Gaudiano, Educação Ambiental, Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget, 2005.

Postado por Labella