sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tangram Reciclado




Tal como já tinhamos referido no post anterior, o jogo é de facto importante e contribui para o desenvolvimento da criança.
Deste modo, tendo em conta que o Projecto Educativo da Instituição se intitula “Eu e o Ambiente”, a sala dos 5 anos B realizou um Tangram a partir de materiais recicláveis sendo que este encontra-se na área dos jogos da sala de actividades (ver a imagem acima).
É ainda importante salientar, que o Tangram é um quebra-cabeças que permite formar várias figuras a partir de formas geométricas e quando é usado sob orientação, estimula a criatividade, o raciocínio, a atenção, a percepção de formas e a noção espacial.
Podemos então dizer, que este jogo além de ser um material lúdico, constitui também um estímulo à aprendizagem da Matemática, e proporciona experiências diversificadas que permitem a construção das noções matemáticas na criança.
Assim sendo, a partir de actividades lúdicas a criança pode construir noções lógico-matemáticas e, no caso da manipulação deste jogo podemos dizer que este oferece um variado leque de potencialidades que desenvolvem o raciocínio lógico e promove ainda a educação ambiental, isto é, sensibiliza a criança para o reaproveitamento de materiais de desperdício.


Postado por Labella

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Jogo

KISHIMOTO (1994:21) salienta que “(...) o jogo favorece o aprendizado pelo erro e estimula a exploração e a solução de problemas. O jogo, por ser livre de pressões e avaliações, cria um clima adequado para a investigação e a busca de soluções. O benefício do jogo está nessa possibilidade de estimular a exploração em busca de respostas, em não constranger quando se erra.”
KISHIMOTO, Tizuko Morchida – O jogo e a educação infantil. Pioneira: São Paulo, 1994, 21p.


Ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, negoceia e, sobretudo, estimula a curiosidade, a auto-confiança e a autonomia. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção sobre tudo o que se está a passar à sua volta. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
O Jogo traduz o real para o que se passa no mundo infantil. Quando brinca, a criança apura o intelecto e a sensibilidade. É muito importante que os adultos respeitem a ludicidade, pois é o espaço para a expressão mais genuína do ser. É o espaço e o direito que a criança tem para o exercício da relação afectiva com o mundo, com as pessoas e com os objectos que a rodeiam.
O Jogo também está associado à autonomia. Deixar a criança fazer,é meio caminho andado para que ela perceba que não depende do adulto para tudo. Por outro lado, a presença do adulto desafia a criança a querer mostrar que sabe e que é capaz de jogar com alguém maior do que ela.
O momento em que a criança está a jogar pode ser mágico e precioso!

Postado por Mar

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Workshops

“O domínio das diferentes formas de expressão implica diversificar as situações e experiências de aprendizagens, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com diferentes materiais que poderá explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos.” (Orientações Curriculares)

Seguindo este princípio das Orientações Curriculares o grupo decidiu que seria extremamente proveitoso para todos os destinatários a realização de vários workshops nas diferentes áreas de expressão nomeadamente a arte plástica, expressão corporal, a expressão dramática e a expressão musical.

Enquadramento

De acordo com algumas definições sobre a palavra Workshop, esta significa que é uma actividade de um especialista com um público aprendiz. Num workshop além de diálogo há demonstrações práticas do que está a ser discutido.
Um ideal de educação e de ensino que valoriza a presença da expressão artística na formação da pessoa, no seu desenvolvimento intelectual e na relação do indivíduo com seu grupo e com sua cultura.
Um espaço e um tempo planejados para o fazer, o experimentar, o descobrir. Espaço e tempos reservados para a criação e o desenvolvimento de projectos individuais e colectivos

Objectivos

Este programa consiste essencialmente na realização de um conjunto de quatro workshops com especialistas das diferentes áreas, em que pretendemos:

- Proporcionar experiências relevantes do ponto de vista social, cultural e desportivo;
- Motivar para a participação em actividades ao ar livre e sensibilizar para o respeito pelo meio ambiente;
- Sensibilizar para os valores éticos e para o espírito desportivo;
- Criar hábitos desportivos e culturais e aprender a usufruir do tempo livre;
- Promover o desenvolvimento físico geral, de uma forma equilibrada e harmoniosa;
- Facultar aos pais o enquadramento dos filhos num projecto credível, seguro e com qualidade
-Facilitar a comunicação através da expressão artística;
- Apreender conhecimentos sobre o impacto da expressão criativa e da sua dimensão transformadora.

Metodologia

- Exposição e debate da matéria entre os formandos;
- Exercícios práticos;
- Dinâmicas de grupo.

Destinatários

Os workshops destinam-se a formar e a sensibilizar um público que inclui alunos, educadores e toda a comunidade educativa da instituição.

Plano de Acção

Os quatro workshops serão realizados durante o período de estágio, estando cada um dos mesmos distribuídos pelos meses (Janeiro, Fevereiro, Março e Abril) com sessões diárias de 1/2 horas cada, em horário laboral.

Passatempos

Olá!!
Este espaço foi pensado especialmente para ti!! Aproveita, participa! Contamos contigo!

Será que és capaz de resolver estes enigmas?
Deixa as tuas respostas e não te esqueças de voltar para saber as novidades!!

Aqui vão...

a) Por cada tonelada de papel reciclado, quantas árvores são preservadas?
1) 5 a 10 toneladas
2) 15 a 20 toneladas
3) 25 a 30 toneladas


b) Devemos colocar as pilhas e baterias gastas no pilhão porque...
1) São altamente tóxicas.
2) Se as deitarmos para o chão, alguém pode pisá-las e cair.
3) Só ficam a atrapalhar em casa.

c) Os 3 R´s significam "Reutilizar, Resumir e Reciclar". Verdadeiro ou falso?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Visita à Casa da Música

Tal como foi anunciado anteriormente no dia 23 de Janeiro de 2009 realizou-se a visita à Casa da Música (espreitem as imagens postadas abaixo).
Através desta visita as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um espaço destinado à música, as suas diferentes componentes, tendo também realizado actividades relacionadas com o som e a expressão corporal.
O som e o movimento corporal são unidades que acompanham o homem desde sua concepção e são inseparáveis.

Gainza (1988:22) ressalta que, “A música e o som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo no homem; impulsionam-no ‘a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidade e grau”.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.




Postado por Labella, Mar e Sónia

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Importância da Música no Desenvolvimento da Criança





Tendo em conta que uma das áreas a desenvolver no nosso Projecto é a área Musical considero pertinente reflectir sobre a importância que esta assume na vida da criança.
Assim sendo, posto este texto que demonstra a relevância da música no desenvolvimento da criança.


" A importância da Música no Desenvolvimento da Criança"


A música descobre-se nos sons pela sua identificação e análise. Classificá-los e analisá-los leva o indivíduo a produzi-los de acordo com modelos propostos, ou a identificá-los a partir de fontes diversas.
A educação musical deve acompanhar a criança em todo o seu processo de crescimento, desde o Jardim-de-infância até níveis de educação superior adaptando-se, em cada momento às suas capacidades e interesses. Numa primeira fase a criança apreende a escutar, a dar nome ao que vê e ouve, relacionando e organizando sons e experiências. É através dos primeiros jogos de emissão, recepção de sinais que se chega a linguagem.
Utilizando todos os elementos que lhe foram ensinados a criança é capaz de exprimir e de receber mensagens literárias e musicais, vivendo a música antes de aprender quaisquer as regras da leitura e da escrita
A criatividade, a exploração e o desenvolvimento das capacidades musicais de memorização e de interpretação são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor, devendo assim a criança construir os seus próprios instrumentos musicais.


Segundo a Enciclopédia de Educação Infantil, “De qualquer forma, o que importa é que a criança manipule, utilize musicalmente bastante instrumentos, que estes variem, e, além disso, que sejam usados de formas muito diversas. Desta forma, enriquecem-se ao máximo as possibilidades educativas dos instrumentos musicais. Por exemplo: A utilização de macetas, baquetas, pauzinhos ou outro objecto para percutir, proporciona muitas oportunidades para a motricidade da criança; a psicomotricidade fina vê-se reforçada por todos os instrumentos que se percutem com os dedos, pandeiretas, castanholas. (…) O educador tem aqui um campo imenso para exercitar as crianças na observação e obtenção de efeitos variadíssimos. Quando a canção se dança ou se dramatiza, a maior parte dos movimentos e gestos provocados pelo uso de instrumentos, naturais ou musicais, não só se pode incorporar ao jogo, mas também pode favorecê-lo.” (Volume VI 1997:1387-1388)



Extraido do site http://jfsr.blogs.sapo.pt/3839.html


Será que todos nós ja sabiamos que o desenvolvimento musical é de facto tão enriquecedor para a criança? Vale apena pensar nisto não acham?

Postado por Labella

Visita de Estudo à Casa da Música





Depois de criados os Instrumentos Musicais, nada melhor do que dar a conhecer às crianças actividades associadas a estes e, para isso decidimos que seria conveniente levá-las à Casa da Música onde poderão desfrutar de momentos lúdico-pedagógicos relacionados com o som.
Assim sendo, no próximo dia 23 de janeiro iremos ate à Casa da Música para que assim as crianças ampliem os seus conhecimentos relativos à àrea musical.

Postado por Labella

Vamos Reciclar



Postado por Mar

Instrumentos Musicais



Postado por Mar e Sónia

Os Nossos Instrumentos Musicais






Como prometido, aqui fica o registo fotográfico de alguns dos instrumentos musicais que já tivemos a oportunidade de realizar com as crianças!
Com materiais de desperdicio elaboramos: maracas, reque-reque, pau de chuva, castanholas, entre outros!!
Consideramos esta actividade lúdica mas simultaneamente pedagógica, na medida em que as crianças criaram os instrumentos, desenvolvendo assim a sua criatividade e motricidade fina , como também podemos afirmar que esta actividade é pedagógica já que sensibiliza para o reaproveitamento de materiais que à partida consideramos como "lixo".
Tal como salienta NOVO, “É indispensável um trabalho educacional em questões ambientais, dirigido tanto às gerações jovens como às de adultos (…)para criar as bases de uma opinião pública bem informada e uma conduta dos indivíduos das empresas e das colectividades, inspirada num sentido de responsabilidade relativo à protecção e melhoramento do meio em toda a dimensão humana.”(1996:35)

Bibliografia

NOVO, M., La Educación Ambiental-Bases éticas, conceptuales y metodológicas, Madrid: Editorial Universitas, S.A., 1996.

Postado por Labella

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Instrumentos musicais elaborados com material reciclavel

Uma das finalidades deste Projecto, é a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, sendo que esta actividade tem como objectivos específicos:

· Sensibilizar para a reutilização de materiais de desperdício;

· Despertar e desenvolver o gosto pela música;

· Experimentar potencialidades sonoras dos diferentes instrumentos musicais;

Desta forma, o mês de Janeiro será dedicado em parte à construção de instrumentos musicais.

Assim sendo, aguardem pelas nossas construções!!!





Postado por Labella

Poema



Postado por Labella e Mar